O Monsanto GeoHotel Escola encontra-se localizado no território do Geopark Naturtejo da Meseta Meridional. É o primeiro geoparque português, integrado nas Redes Europeia e Global de Geoparques, sob os auspícios da UNESCO, desenvolvendo-se num território de 4616 km2. Elegeu como prioridades a geoconservação, a educação e o geoturismo, todos alicerçados num património geológico de referência.

 

Numa região de grande heterogeneidade cultural, a Geologia é um elemento uniformizador do território e é utilizada como estratégia de desenvolvimento sustentável de larga escala, num projeto pioneiro em Portugal.

 

Monsanto, terra com uma história milenar de convívio com os barrocais, preservou uma arquitetura popular genuína, assim como um legado cultural rico em lendas de mouras encantadas e monstros fabulosos que habitam dentro das rochas. Deste modo, o Património Geomorfológico de Monsanto apresenta um valor acrescido pelas suas dimensões humana, tão sobejamente conhecida, e natural, que procuram conciliar-se na perspetiva da criação de produtos turísticos relevantes para o Geopark Naturtejo da Meseta Meridional.

 

Durante a construção da aldeia de Monsanto, os blocos existentes no barrocal foram sendo aproveitados para paredes das casas, para muralhas e para vias. Desde sempre a população foi convivendo de perto com as imensas geoformas graníticas, adequando-as ou resignando-se ao espaço, entre estas, deixado pela erosão.

 

PATRIMÓNIO GEO MORFOLÓGICO

Monsanto GeoHotel Escola
Rua da Capela, nº 1       
6060-091 Monsanto      
Idanha-a-Nova       

Tel.: (+351) 277 314 061  
geral@monsantoghe.com
www.monsantoghe.com
Contactos:
Redes:
Show More
Aceitamos:
  • Facebook Clean
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Branca ícone do YouTube
  • Twitter Clean

© 2015 by Monsanto GeoHotel Escola