A Monsanto foi conferida sacralidade em tempos imemoriais. Mons Sanctus é assim denominado no foral atribuído por D. Afonso Henriques, em 1174. Para a teofania do espaço de Monsanto terá contribuído a forma dos montes que, por mais de uma centena de quilómetros em redor, avultam solitários na imensidade da Meseta.

 

Mostra-se no alto, dominador, quase inacessível. Aflorações graníticas emprestam-lhe o toque de atalaia que justificou, bem cedo, a atribuição de foral, a carta de lei que homens bons teceram e cumpriram.

 

Aldeia mais portuguesa de Portugal, situada na Raia, cumpre o fado de uma partilha e construção culturais que heranças e lembranças registam. Diferentes pessoas cruzaram-se, cruzam-se, na fronteira, arquitetando uma coluna vertebral que a trama de estórias e de história revelam.

 

Território indispensável na afirmação da identidade portuguesa, na sua dimensão universalista, a Raia ensinou o convívio com o Outro, contrabandeou fazeres e saberes.

 

Monsanto, aldeia mais portuguesa de Portugal, única e integrada num território único, localizada em pleno Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, e um dos ex-líbris da rede das Aldeias Históricas de Portugal - doze aldeias onde se aplica uma estratégia de desenvolvimento e valorização centrada nos valores da História, da Cultura e do Património.

 

MONSANTO ALDEIA MAIS PORTUGUESA

Monsanto GeoHotel Escola
Rua da Capela, nº 1       
6060-091 Monsanto      
Idanha-a-Nova       

Tel.: (+351) 277 314 061  
geral@monsantoghe.com
www.monsantoghe.com
Contactos:
Redes:
Show More
Aceitamos:
  • Facebook Clean
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Branca ícone do YouTube
  • Twitter Clean

© 2015 by Monsanto GeoHotel Escola